Web Statistics

13 de abr. de 2013

Norberto Bobbio: trecho do artigo "A lição da história"




[...] Quanto a pessimismo e derrotismo, pessimista é aquele que teme, e derrotista, aquele que espera o pior. Não é possível imaginar dois comportamentos mais antitéticos. O pessimista teme o pior exatamente por desejar ardentemente o melhor. A bandeira do derrotista é "quanto pior, melhor". O pessimismo constata que as coisas vão mal e fica profundamente perturbado com isso; o derrotista constata que as coisas vão mal e fica alegre com isso. O primeiro tem medo porque espera; o segundo não tem medo porque já perdeu toda a esperança e porque desespera. [...].





In: Bobbio, Norberto. "As ideologias e poder em crise". Tradução de João Ferreira -- Brasília: Editora Universidade de Brasília, 4a edição, 1999, p. 182.

3 comentários:

  1. Mais que figuras distintas, o derrotista e pessimista figuram-se, ao meu ver, como faces da mesma moeda. Aquele com seus fundamentos eticos, explicando-se nas contigencias do seu dever ser: FRACASSOS NECESSARIOS PARA SEUS SUCESSOS PERMITIDOS!!! O outro pessimista, tenta se permitir em seus fracassos, relativizando-os, equanto superesprestima seus desejos na tentativa de não se afastar do "Podium"...rss..Duas faces da mesma moedaaa...momentos franqueados em nossas possibilidades sociaissss...!!!! Elas saum convergentesss e implicitas, até mesmo quando nelas se oculta a possibilidade do SUCESSO....!!!! E desse babaço da cana moidaaa...eh que o homem se fazzz...ora garapa...ora cachaça...entre o desepero e a resignação: CANA MOIDAAAAA... ENGENHO DE HOMENSS!!!!...VIDAS E SOONHOS MISTURATOS...E NOVAMENTE A POSSIBILIDADEEE DA RAPADURA E DA AGUARDENTEEE....QUEM SABEEE....RSSS... NECESSIDADE DOS DOIS TALTEZZZ....!!!!POIS SEMPRE SEREMOS HOMENSSS...DERROTISTAS E PESSIMISAS ESPERANDO O ENGENHO....RSSS

    ResponderExcluir
  2. Caro Alcibíades (kkkkk),

    Os robôs estão inundando as caixas de comentários dos blogs com propagandas. Essa é a razão da existência de filtros.

    Saudades, mestre!

    Aetano

    ResponderExcluir
  3. Não sei qual dos dois é o pior. Penso que o derrotista ,porque perdeu as esperanças.

    ResponderExcluir